Decisão será disputada entre candidatos de direita
O senador de direita, Rodrigo Paz, estava liderando a eleição presidencial da Bolívia no final do domingo (17), segundo os primeiros resultados oficiais, que mostraram que o Movimento para o Socialismo (MAS), partido governista, estava a caminho de sua pior derrota eleitoral em uma geração.
Paz, do Partido Democrata Cristão, obteve 32,18% dos votos, enquanto Eduardo del Castillo, do MAS, teve apenas 3,16%, segundo resultados iniciais divulgados pelo tribunal eleitoral ainda na noite de domingo.
O ex-presidente conservador Jorge “Tuto” Quiroga, da coalizão Alianza, ficou em segundo lugar, com 26,94% dos votos.A Bolívia não está pedindo apenas uma mudança de governo, está pedindo uma mudança no sistema político”, disse Paz em um discurso transmitido na noite de domingo.
“Este é o início de uma grande vitória, de uma grande transformação”, acrescentou, enquanto seus apoiadores entoavam “renovação”.Mais cedo no domingo, Quiroga reconheceu os resultados, confirmando seu lugar no segundo turno, e parabenizou Paz por seu desempenho.O atual presidente, Luis Arce, divulgou uma declaração otimista reconhecendo os resultados. “A democracia triunfou”, dizia a declaração.
Os resultados oficiais completos serão anunciados dentro de sete dias.Resultado surpreendenteO bom desempenho de Paz surpreendeu os analistas. As pesquisas de opinião sugeriam que o senador, com cerca de 10% de apoio, estava muito atrás de Quiroga e do candidato de centro-direita Samuel Doria Medina, da coalizão Aliança pela Unidade.O empresário Medina admitiu a derrota no domingo e disse que apoiaria Paz em um eventual segundo turno.
A eleição geral de domingo foi ofuscada pela inflação, que atingiu o maior nível em quatro décadas, e pela ausência do ex-presidente de esquerda Evo Morales, que foi impedido de concorrer e criticou a eleição.