A aula inaugural dos cursos de Aquicultura e Agente de Desenvolvimento Cooperativista, realizada nesta quarta-feira (13), marca o início de novas oportunidades para o avanço profissional e educacional de Girau do Ponciano. A parceria reflete diretamente na busca por qualificação da população girauense, com destaque para as ofertas de formação empreendedora voltadas a jovens, mulheres e agricultores adultos.Segundo a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), as inscrições foram bastante disputadas e todas as vagas foram preenchidas durante o mês de julho. Cerca de 80 pessoas foram selecionadas para a qualificação por meio do Programa de Aquicultura do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) no Campus Arapiraca. A partir do próximo ano, Girau contará com uma sede provisória, que funcionará no Complexo José de Messias Barros, localizado no Anel Viário Sebastião Gomes de Barros, antigo CAIC.A construção do Campus Girau do Ponciano já está em andamento. No entanto, com o polo de extensão provisório, o município já conta com um espaço amplo, com salas climatizadas, instalações modernas e professores capacitados. Os gestores Bebeto Barros e Osvaldo Alexandre planejam a ampliação de novos cursos, iniciativa que gera impactos positivos na rede pública de ensino.
“A chegada do Instituto à nossa cidade é um passo muito importante para a educação e a qualificação profissional. A expansão e o acesso gratuito ao ensino técnico e superior demonstram o quanto estamos investindo na sociedade girauense. A agricultura é a principal fonte de renda do nosso povo, e fortalecer esse setor tende a trazer ainda mais benefícios econômicos. A prefeitura pretende ofertar diversas oportunidades de cursos voltados ao aprimoramento profissional com essa nova estrutura”, ressalta o prefeito Bebeto Barros.
Além dos alunos selecionados, estiveram presentes na aula inaugural o reitor Carlos Guedes de Lacerda, o pró-reitor Gilberto da Cruz Gouveia Neto, o diretor-geral do Campus Arapiraca, Augusto César Lúcio de Oliveira, a secretária de Educação, Quitéria Cézar, além de professores e outras figuras importantes do município.
A Prefeitura destaca que, em breve, novas turmas devem ser formadas e outros cursos técnicos estão sendo elaborados em parceria com as equipes de educação do município, com o apoio do Instituto Federal.